PROJETOS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
PROJETO TÉCNICO E PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO
Conforme a legislação vigente no Estado de Minas Gerais, toda edificação de uso coletivo, seja residencial, comercial, industrial, etc., deve possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, documento que comprova que o prédio possui condições seguras para abandono em caso de pânico, acesso fácil para os integrantes do Corpo de Bombeiros, além de equipamentos para combate a incêndio.
A NX PROJETOS se propõe a estudar e dimensionar a segurança contra incêndio e pânico em sua edificação ou estabelecimento, sendo o seu parceiro ideal para a liberação de seu AVCB, de forma ágil e segura.
Os projetos elaborados e oferecidos pela NX PROJETOS, podem incluir os seguintes sistemas e medidas de segurança: Aparelhos Extintores de Incêndio, Sistema de Hidrantes, Sistema de Chuveiros Automáticos, Sistema de Detecção e Alarme, Iluminação de Emergência, Sinalização de Emergência, Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento, Segurança Estrutural, Compartimentação Horizontal e Vertical e Plano de Intervenção de Incêndio.
PROJETOS PARA EVENTOS TEMPORÁRIOS
De acordo com a legislação de segurança contra incêndio e pânico vigente, os eventos públicos, como espetáculos, feiras e assemelhados deverão ser regularizados, previamente, junto ao Corpo de Bombeiros
Eventos no interior de edificações não construídas para esta finalidade:
Neste caso, a edificação deve atender a todas as exigências de segurança contra incêndio e pânico, ou seja, deve possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Para conseguir o AVCB do evento, o responsável deverá providenciar o Projeto de Evento Temporário (PET), elaborado por profissional legalmente habilitado e protocolá-lo junto ao Corpo de Bombeiros para análise. Após a aprovação pelo Corpo de Bombeiros, deve ser solicitada a vistoria da Corporação.
Eventos no interior de edificações construídas para esta finalidade:
Não será permitido o protocolo de PET para eventos realizados em edificações liberadas para o mesmo fim, devendo possuir apenas o AVCB. Nos casos em que houver adaptações no interior da edificação, essas devem ser acompanhadas por Responsável Técnico, sendo obrigatória a emissão de documento de responsabilidade técnica (ART ou RRT), que deverá ser apresentado ao CBMMG, por ocasião de vistoria de fiscalização. O supracitado não se refere às áreas descobertas utilizadas para eventos, como os parques de exposição, que devem confeccionar um PET específico para cada evento.
Eventos em áreas descobertas ou estruturas temporárias:
O responsável deverá providenciar o Projeto de Evento Temporário, elaborado por profissional legalmente habilitado e protocolá-lo junto ao Corpo de Bombeiros para análise. Após a aprovação pelo Corpo de Bombeiros, deve ser solicitada a vistoria da Corporação.